10 passos para cuidar da Coluna


Coluna: tá ai um problema que me persegue há anos.

Acho que desde os tempos da escola (bolsa com livros pesados) minha coluna vem sofrendo. Paralelo a isso acrescenta-se má postura, abdômen flácido (pouca sustentação para a coluna) e uma leve Cifose e Lordose (patológicas).

Foi esse meu diagnóstico após anos sofrendo dá coluna, então resolvi dar um basta. Fui ao ortopedista e então resolvi fazer tratamento e rever tudo que pudesse prejudicar minha coluna.



Assim surgiram meus 10 passos para cuidar da coluna:


1 – Fisioterapia: Reeducação Postural Global (RPG), uma técnica cujo objetivo é promover o equilíbrio dos músculos responsáveis pela postura. O método consiste de posturas específicas que alongam cadeias musculares inteiras e reorganizam os segmentos do corpo. Faço uma vez por semana e confesso é bem chatinho, mas altamente necessário (mudou minha qualidade de vida).

2 – Colchão novo: Antes eu tinha um colchão ortopédico (aquele duro de madeira) e julgava ser o melhor para mim, mas após inúmeras pesquisas, percebi que cada pessoa tem que saber escolher seu colchão baseado no seu tipo físico, gosto e adaptação corporal. Então optei pelo colchão de espuma da marca Ortobom, densidade específica para meu peso e corpo. Foi uma renovação, em apenas uma semana com o colchão novo senti uma grande diferença e minhas dores de coluna semanais diminuíram cerca de 50%. Vale lembrar que existem ainda colchões de mola, mola ensacadas individualmente, colchão ortopédico/de madeira (tem quem goste) e muitos outros. O importante é saber o seu peso, conversar bastante com o vendedor (saber tudo sobre o colchão) e testar, eu por exemplo fui várias vezes a loja e até tirei umas sonecas lá, afinal o colchão é caro e vai te acompanhar por muito tempo e na melhor parte da sua vida (durante o sono).

3 – Travesseiro novo: Não adiante ter um bom colchão e ter um travesseiro ruim. Optei também pela marca Ortobom, o material é o chamado Viscoelástico e ou o Látex, ambos se adaptam a sua cabeça e pescoço sem perderem a densidade, além de serem muito confortáveis. São bem caros (R$ 70 a R$ 120) mas fazem toda a diferença no seu sono e coluna. Eu tenho 02 travesseiros, pois uso um para a cabeça e outro entre as pernas/joelhos (recomendação dos fisioterapeutas). Mas atenção, escolha um travesseiro que seja da altura exata da distância entre seu ombro e cabeça (ou seja da extensão do seu pescoço quando se está deitado).



4 – Boa postura: Quando se tem problema de coluna sempre tem alguém pra dizer: “Conserte sua postura, sente-se direito! ”, mas essa não é uma tarefa fácil, primeiro porque seu corpo e coluna estão a anos acostumados com a postura errada, segundo porque requer um tratamento antes (RPG para lembrar seu corpo da postura correta) e terceiro é necessário uma atenção constante a sua postura (sentar, deitar, levantar, se alongar diariamente e etc). Digamos que estou na terceira fase, me livrando da postura errada através de tratamento e me lembrando a todo momento de ficar em uma postura adequada. Já melhorei muito!

5 – Medicamento: Sempre tenho em mãos um dorflex. Relaxantes musculares são bem-vindos para aqueles dias em que sua coluna atacou, seja porque dormiu de mal jeito, ficou muito tempo sentado no trabalho e ou voltou de algum passeio na natureza (caminhadas). Uma ou duas veze por mês acabo tendo que recorrer a um medicamento, até mesmo o tratamento RPG e Pilates, as vezes fazem a coluna e musculatura doer, afinal o corpo está saindo de um estado de repouso (postura errada) para uma nova conjuntura muscular e óssea. Peça ao médico e encontre um medicamento que te ajude a passar por esses momentos difíceis e de dor. 

6 – Academia / fortalecer o abdômen: Sim, ter um abdômen forte ajuda a sustentar a postura e coluna corretamente, principalmente para se sentar melhor. Daí comecei a fazer alguns exercícios específicos para o abdômen e também para as costas, afinal uma musculatura forte ajuda a segurar os ossos e a coluna melhor. Cerca de 3 vezes por semana tento ir a academia. Comece com exercícios leves.


7 – Pilates: Paralelo ao RPG, sessões de Pilates são bem-vindas, ambos os tratamentos são bem parecidos, mas como alguns exercícios são bem específicos, inovar e aumentar a carga de tratamento para a coluna não faz mal, mesmo que os custos aumentem, qualidade de vida não tem preço.

8 – Espaldeira e ou acessórios: A Espaldeira Postural auxilia na correção postural e também para prevenir e tratar problemas decorrentes de uma postura incorreta. Possui fechos aderentes que facilitam o ajuste e almofadas axilares revestidas em malha que garantem maior conforto durante o uso. Mas não adianta usar só a espaldeira, ela ajuda no tratamento, mas não é a solução. Outras coisas interessantes são cremes e aparelhos de massagem, eles podem sim relaxar a musculatura e ajudar no bem-estar. Sempre que passo por um shopping ou aeroporto faço uma massagem naquelas cadeiras massageadoras.  

9 – Nadar: A natação é muito boa para prevenir ou ajudar a musculatura e a coluna a se fortalecer. Sempre que posso tento nadar um pouco e me sinto melhor cada vez que faço isso. Ajuda corpo e mente.

10 – Exponha seu problema: Deixe as pessoas saberem que você sofre da coluna, não se envergonhe, pessoas novas também podem sofrer da coluna, deixar que saibam evita situações ruins e constrangedoras, como te pedirem para pegar peso, exigirem de você uma atividade que afetara futuramente seu bem-estar muscular e ósseo e principalmente evita que pensem coisas do tipo: “É só uma dorzinha, eu também tenho dor de coluna, toma um dorflex que passa!” Quase sempre, quem sofre da coluna também passa por crises e elas devem ser respeitadas com compreensão e solidariedade. 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Finalizando: Confesso que os últimos 5 passos ainda estão em processo de implementação em minha vida, seja pela falta de tempo, dinheiro ou mesmo esquecimento, mas um dia chego lá. Ainda sofro quando durmo fora de casa longe do meu colchão, mas já levo comigo um mini travesseiro de pescoço de viscoelástico em minhas viagens (você acha em aeroporto para comprar). Por fim, não sei se o problema de coluna tem cura, mas o tratamento é longo e demorado, já fazem cerca de 4 anos que faço RPG e a melhora é lenta, porém progressiva.

Espero que minhas dicas e história possam ajudar você também. 

---

Clínicas em Januária-MG:

Cofiminas Ltda: RPG, Fisioterapia e Pilates - Tel.: (38) 3621-4692

Reabilitar: Fisioterapia e Pilates - Tel.: (38) 3621-4180

Dener: brasileiro, mineiro, blogueiro, estudante, sagitariano, franco e criativo. Gosto (muito) de filmes, seriados americanos e de fotografar nas horas vagas. Sou fanático por Festas a Fantasia, Halloweens e Cosplayers. Interesso-me por humor, costumes estrangeiros, design, portfólios, blogs e redes sociais.

Entre em contato: sorrisonafoto@yahoo.com.br

• Facebook •

• Instagram •

Follow by Email

• Tradutor •

• Mais lidos •

• Arquivos •

• Vídeos •

• Look do Blog •

• Look do Blog •
Casual Chic

• Acessos do blog •

• Atenção •

O conteúdo do blog não pode ser reproduzido sem prévia autorização. Entre em contato! ☺


Tecnologia do Blogger.
 
Todos os direitos reservados 2018 - 2019 | Design E Programação: Espalhando Bonitezas