2 de setembro de 2011

Foto e Enquadramento

>


Antigamente quando ia fotografar alguém, me preocupava em colocar a pessoa no centro da foto, se o tema era a natureza, dificilmente olhava a proporcionalidade dos elementos externos (Ex: céu e chão).
Com o passar do tempo e o aumento do meu interesse em fotografar paisagens, fui percebendo que o enquadramento era importante e fazia toda a diferença na composição de um belo retrato, tornando-o mais harmônico.
Pensando nisso, resolvi colocar aqui as dicas sobre enquadramento fotográfico que encontrei no site/blog da Olympus, como havia prometido em outro post.


Atenção às dicas:

Um erro é enquadrar quem está posando para a foto no centro. É aconselhável que ela se posicione em um dos cantos, para que a paisagem às suas costas fique mais atraente.
Que tal medir a proporção entre “céu” e “chão” da foto? Ou seja, ver em que proporção os dois vão aparecer. O chão não deve passar de um quinto (1/5) da fotografia, a não ser que ele seja importante (grama, jardim). Já o céu deve tomar apenas um terço (1/3) da imagem. Desse modo a foto vai ter um enquadramento harmonioso. 


.


Eu Recomendo: Na hora de fotografar, vale também imaginar 2 linhas horizontais e 2 linhas verticais que se sobrepõem na foto de modo e espaçamento proporcional, então é só ajustar o centro formado pelas linhas e focar o objeto ou paisagem desejada.


Todas essas dicas uso em minhas fotos e acreditem, faz diferença. 
Viu só, com essas pequenas dicas, nossas fotos podem sair bem melhores.



Postado por Dener às 16:00

0 comentários:

Postar um comentário

Mande-nos um e-mail