16 de dezembro de 2011

Símbolos de Natal

>


Resolvi trazer alguns símbolos do natal e seus significados, para que possamos entender melhor toda essa magia que está por traz desta data tão importante e comemorada pela humanidade, O Natal.



Presépio
Criado por São Francisco de Assis. Com a permissão do Papa, montou um presépio de palha que representava o ambiente do nascimento de Jesus, com pessoas e animais reais e não bonecos.




Estrela de Belém
Simboliza a estrela-guia dos magos e sábios do Oriente.




Canções
Anjos cantores anunciam uma boa notícia, ou seja, mensageiros surgem nos céus para confirmar o nascimento do filho de Deus.



Reis Magos
O Evangelho de Mateus é o único a relatar a vinda dos sábios do Oriente. No século VII, eles ganham nomes populares: Baltazar, Belquior e Gaspar e trazem ouro, incenso e mirra para o menino Jesus. No século XV, lhes é atribuída uma etnia: Belquior (ou Melchior) passa a ser de raça branca, Gaspar, amarelo, e Baltazar, negro, para simbolizar o conjunto da humanidade.



Árvore de Natal
A árvore natalina é simbolizada por um pinheiro enfeitado de luzes e de bolinhas vitrificadas coloridas, reúne dois símbolos religiosos: a luz e a vida.
Uma lenda conta que havia três árvores próximas aos presépios: uma oliveira, uma tamareira e um pinheirinho, que desejavam honrar o recém-nascido. A oliveira ofereceu suas azeitonas, e a tamareira suas tâmaras, mas o pinheirinho não tinha nada a ofertar. Lá do alto, as estrelas desceram do céu e pousaram sobre os galhos do pinheirinho oferecendo-se como presente.



Guirlanda
Em muitos países, durante o advento, se faz com ramos de pinheiro uma coroa ou guirlanda com quatro velas para esperar a chegada do menino Jesus.



Velas
Para o cristão, as velas simbolizam a fé, o amor e a vida.



Sinos
As renas carregam sinos de anúncio e de convocação. O sino simboliza o respeito ao chamado divino e representa o ponto de comunicação entre o céu e a terra.



Boneco de Neve
Nos países frios, as crianças se acostumaram a sair nos dias de neve de Natal para criar seu próprio homem de neve.



Bolos e Panetones
O bolo recheado de frutas secas é uma tradição do Natal italiano. Ele foi criado na cidade de Milão, não se sabe ao certo por quem.



Cartões de Natal
A confecção do primeiro cartão de Natal costuma ser atribuída ao britânico Henry Cole que, em 1843, encomendou a uma gráfica um cartão com a mensagem: "Feliz Natal e Próspero Ano Novo" porque não tinha tempo para escrever pessoalmente a cada um de seus amigos.



Papai Noel
Personagem destacado no Natal é o Papai Noel. São Nicolau, chamado Santa Klaus, bispo de Myra, na Lícia antiga (atual Turquia). Durante o século IV, este homem de fé marcante foi transformado legendariamente neste Papai universal que oferece às crianças presentes. 



Postado por sorrisonafoto às 20:00

0 comentários:

Postar um comentário

Mande-nos um e-mail