2 de março de 2012

Dicas na hora da comprar o 1º Notebook

>


Eu era um dos últimos blogueiros que possuíam um computador desktop para escrever textos, até agora. Nesta última semana, chegou meu primeiro notebook. Depois de muita pesquisa, resolvi compartilha algumas dicas para lhe ajudar na escolha do seu também, mas essa história não começa assim, então vamos a uma breve introdução:
Comprei meu primeiro computador, um desktop, a um tempo atrás, quando os notebooks ainda eram caros e a internet não era tão disponível assim. Ele me ajudou muito, na época da escola fazia meus trabalhos e curtia algumas músicas e vídeos. Porém desde que o comprei sempre dava problema, era uma coisa aqui, outra ali, gastei tanto que até dava para ter comprado outro, mas acho que enquanto ele não quebrasse de vez nunca conseguiria me desfazer.
Certa vez ao chegar de viagem fui ligá-lo e nada, levei ao conserto (2 técnicos) e o defeito foi o mesmo, placa mãe queimada, provavelmente conseqüência de uma forte chuva enquanto estava fora. Não teve jeito, ou comprava uma placa mãe nova, que era bem cara e difícil de encontrar (deveria ser compatível com os outros componentes) ou vendia (peças) o que sobrou e comprava um computador novo.
Não deu outra né, a muito tempo sempre quis ter um notebook, além de ser da área de TI e precisar de um computador portátil para levar para qualquer lugar, um notebook facilita a vida na questão de viagens, acessar a internet (rede sem fio), além de me permitir escrever textos a qualquer momento e em qualquer lugar (com energia é claro).
Decisão tomada começou a pesquisa, queria algo bom, barato e seguro. Depois de buscar em vários sites, conversar com professores e amigos, cheguei a empresa DELL, líder de vendas em notebooks, com variedade de preços, tamanhos, componentes e boa garantia. Mas também recomendo computadores da LeNovo e da HP



Imagens do site da Dell


Agora atenção as dicas na hora de comprar seu notebook :




Processador: é o coração da placa mãe, ele irá realizar todos os pedidos feitos pelo usuário e pelo sistema operacional no computador. Ultimamente temos três gerações de processador Intel, o i3 – para usuários comuns (programas básicos – Word, MSN), o i5 – para usuários mais exigentes (programas avançados – Flash, Photoshop) e o i7 – para usuários que desejam um desempenho maior (jogos e processamentos avançados). O processador é o que deixa o computador mais caro, então pense no bolso e no que deseja fazer no PC na hora de escolher. 

Disco Rígido ou HD: é a memória do computador, onde irá ficar gravado tudo, desde os programas que você usa até seus arquivos pessoais, então quanto maior melhor, eu sugiro de 500 GB.
Tela: além de definir o tamanho que terá seu notebook (14.1; 15,1; 16,1), lembre-se de perguntar se vem com tecnologia de iluminação LED, mais adequado atualmente.

Memória Ram: é a memória volátil, aquela usada enquanto você esta utilizando um programa ou processando algo, escolha memória de 4 GB a 6 GB. Quanto maior o tamanho, melhor é o desempenho.

Placa de vídeo: ela pode ser on-board, isso quer dizer que vem integrada a placa mãe e neste caso o processador terá que ajudar no processamento de vídeos. Pode ser também off-board, separada da placa mãe, moderna e mais rápida no processamento de vídeos, diminuindo o trabalho do processador. 

Bateria: Este item define quanto tempo seu notebook vai ficar ligado sem carregador, opte por uma bateria de 6 células pelo menos.

Ultimas dicas: evite as promoções de fim de ano com queima de estoque de notebooks, geralmente a configuração (componentes e até programas) é bem limitada. Na hora de comprar, sempre dê aquela choradinha e peça descontos e brindes, principalmente se a compra for à vista. Lembre-se de perguntar se o notebook vem com placa wireless/bluetooth e teclado numérico (caso você queira). Questione sobre a garantia do computador e antivírus e por último compre também um pen-drive (16 GB deve ser suficiente) para salvar os arquivos mais importantes e fazer o backup (copia de segurança) do seu sistema operacional, para o caso de futuramente ter que formatar o notebook.
Espero que tenham gostado da minha história e que as dicas tenham ajudado.
Postado por sorrisonafoto às 20:00

0 comentários:

Postar um comentário

Mande-nos um e-mail