11 de maio de 2012

Nomes para blogs: como escolher

>



A escolha do nome de um blog pode causar muita dificuldade até mesmo para os mais criativos. Muitas vezes você já tem um bom nome para seu site, mas quando vai tentar usá-lo percebe que já esta registrado ou que existem inúmeros outros parecidos na blogosfera, ai vem aquela dúvida: “Que nome coloco no meu blog”?
Antes mesmo de conteúdo e layout, o nome do blog é o primeiro contato do internauta com seu site e será o responsável pela memorização e consequentemente retorno (mais acessos). Para ajudar na escolha do nome do seu blog, vou dar dicas e sugerir alguns textos que irão lhe ajudar na hora da escolha, além de indicar alguns sites geradores de nomes para blogs caso as sugestões não funcionem:

Dicas para escolher os nomes:

1ª – Tema: o nome do blog preferencialmente deve refletir o assunto tratado nas postagens e não deve ser muito grande a fim de ser absorvido rapidamente pelos visitantes. Pode ser usada aglutinação/justaposição (Ex: tecno + tudo = tecnotudo) ou usar nomes inventados (Ex: Wikibom). Uma boa técnica é escrever várias palavras aleatórias, mas que tenham haver com o tema do blog, depois disso é só ir combinado as palavras para encontrar algo adequado. Recomendo o texto “9 dicaspara escolher um bom nome de blog” e o site “Suggest Name” de composição de palavras para ajudar na escolha certa.

2ª – Nome fácil: escolha nomes simples. Muitas vezes o blog pode até ter um bom conteúdo e ser bem legal, mas se o nome é difícil de pronunciar e até mesmo de escrever o visitante não vai se lembrar e os retornos serão perdidos. Outra dica muito importante é: “nada de nome em inglês”, apesar de parecer interessante, nem todo mundo sabe inglês, e vai ser muito difícil para as pessoas digitarem corretamente no nome do seu blog na url dos navegadores. Se seu público fala e escreve português, então não há motivo para americanizar seu site.

3ª – Domínio e nome igual: alguns blogs possuem o domínio (endereço) com um determinado nome, porém no topo (página inicial) o nome do site é outro. Isso causa a maior confusão para o internauta, ele vê um endereço e vê outro nome para o blog, quando precisar voltar vai ficar na dúvida de qual era o site que estava acessando e se for pesquisar na web, corre o grande risco de ir parar em outros sites. Para evitar este transtorno não se esqueça, o nome do seu site deve ser igual ao endereço dele na internet. Ex: “Nome do Blog” = www.nomedoblog.com.br.

4ª – Seu nome no blog: colocar seu próprio nome como título do blog só é aconselhável para celebridades ou pessoas muito conhecidas da web e mesmo assim deve ser feito de forma criativa. Colocar “Blog de Fulano” mostra falta de criatividade e não causa curiosidade em conhecer seu site. Entretanto é possível bolar nomes interessantes para blogs utilizando o próprio nome como, por exemplo, “Calmila”, “Corra Mary” e “Just Lia”, mas se não conseguir pensar em algo bacana, opte por outros títulos.

5ª – Evite caracteres no nome: colocar . (ponto), _ (anderline) e outros caracteres não funciona nem para email, muito menos para nomes de blog. Nunca coloque caracteres no nome do seu blog. Alguns sites colocam numero depois do nome “www.meublog1.com.br”, isso também não é aconselhável, pois atrapalha na memorização por parte dos leitores.

6ª – Nomes parecidos: existem muitos blogs espalhados por ai e alguns conseguem se destacar na blogosfera, ai algumas pessoas acham que colocando um nome parecido, ou até mesmo igual, apenas com uma pequena modificação (numero “1,2,3...” ou a palavra “oficial”) vai conseguir mais leitores ou se fazer passar por aquele blog famoso. Isso é um grande erro, os leitores que chegarem a seu blog vão se sentir enganados além de o escritor ser considerado alguém com pouca criatividade.

7ª – Disponibilidade: não adianta ter um bom nome se ele não esta disponível na web, por isso, pensou em algo bacana, corre lá no Google e digita www.nomedoblog.blogspot.com e www.nomedoblog.wordpress.com (tudo entre “aspas”, ok) se inicialmente preferir um domínio gratuito, mas é interessante e adequado pesquisar também no site “secure.registerapi.com” a disponibilidade do domínio .com e com.br, breve farei um post explicando tudo sobre domínios.

8ª – Geradores de nomes: se não conseguir pensar em nada ou se todos os nomes que pensou já estão sendo usados, os geradores de nomes para blogs podem lhe ajudar, mas será difícil e demorado encontrar algo adequado para batizar seu site. No endereço “Nie.com” é possível gerar nomes diferentes através da junção de prefixos e sufixos, já com o “Geradorde nomes para blogs” é escolhido dois substantivos aleatórios que podem resultar em um nome legal, principalmente se o tema for o humor.

9ª – Inspiração: muitas vezes é possível retirar nomes dos mais variados lugares, para isso muitos sites, links e textos da web podem ser inspiradores. Para lhe ajudar nesta tarefa de garimpar nomes pala web sugiro este “Gerador de nomes para empresas eprojetos” e o site de contos “Eu amo escrever” que possui vários textos com títulos legais que podem ser usados como nome para blogs.

10ª – 24 h pensando no nome: Eu passei por todo este processo para tentar encontrar um nome legal para meu blog, mas nunca conseguia nada, a sugestão “Sorriso na Foto” veio de um amigo e se encaixou perfeitamente ao blog unindo fotografia e humor em um nome de rápida memorização e que desperta a curiosidade em conhecê-lo melhor. Por isso, antes de sair procurando um nome, converse com amigos e familiares, fale sobre seu blog, peça opiniões e sugestões. Outra dica também é ficar ligado na TV, internet, filmes, revistas e músicas e observar nomes e frases legais que lhe ajudarão na escolha.

 Espero ter ajudo e breve farei uma postagem com uma lista de sugestão de nomes para blogs que fui armazenando ao longo do tempo. Até lá!!!
Postado por sorrisonafoto às 20:00

0 comentários:

Postar um comentário

Mande-nos um e-mail