1 de junho de 2012

Domínios para blogs (.com.br e .com)

>


 Vou falar um pouco sobre como comprar e instalar domínios para blogs. Apresentarei alguns links e sites que merecem ser visitados para entender melhor todo este complexo conceito.
Domínio nada mais é do que o endereço do seu blog na web. É como se você tivesse uma URL (www.nomedoblog.com.br) só sua, tendo assim os direitos sobre o endereço e desse modo facilitando o acesso a seu blog por parte dos leitores. Não entendeu nada, calma, eu explico melhor:
Quando criei este blog utilizei a plataforma blogger para criação de blogs, assim fiquei com o endereço (domínio) gratuito que o blogger oferece o www.sorrisonafoto.blogspot.com. O blogger também me ofereceu a hospedagem gratuita, ou seja, um lugar (espaço) no servidor deles para guardar meus arquivos (imagens e textos) do blog. Resumindo, eu não pagava nada para ter o blog (domínio) e para hospedar meus arquivos (meu blog e todo o seu conteúdo).
Acontece que ter um domínio com final “.blogspot.com” causa muita confusão e é difícil de lembrar, afinal as pessoas estão mais acostumadas com sites de final “.com.br” ou “.com”, foi ai que decidi mudar o domínio do meu blog para www.sorrisonafoto.com.br.
Mas qual a diferença de “.com.br” para “.com”? Na verdade não existe muita diferença, mas se você prefere um domínio nacional opte pelo “.com.br” (as pessoas no Brasil inconscientemente já sabem que os sites por aqui possuem este final), agora se você prefere ter um domínio internacional mude seu blog para “.com”, pois este é o final mundialmente utilizado. No meu caso optei para “.com.br”, pois meu foco é o Brasil e a memorização é bem melhor.
 Para comprar o domínio “.com.br” eu recomendo o site “registro.br”, ele é o órgão nacional responsável pelos registros de sites no Brasil, através dele é possível comprar o domínio sem intermediários e ter o endereço do seu site registrado no seu nome. Mas atenção, eles apenas fazem o registro e armazenam sua URL, a instalação fica por sua conta, mas não se preocupe, é fácil de aprender, para isso assista ao vídeo “Registrando seudomínio .BR” e leia o texto “Como ter um blog do blogger com domínio .com.br”.
Para comprar o domínio “.com”, registro internacional, o site oficial é o “name.com”, mas se seu blog é do blogger, eu aconselho o site “Godaddy”, pois ele possui parceria com o blogger e facilita muito a compra e a instalação do domínio no seu blog.
Para entende mais sobre domínios leia o texto ”Domínio .com.br para seublog ficou mais simples”, mas se quer saber como ter e instalar os dois dominós é necessário se informar melhor através do texto “Como redirecionar seus domínios”.
Eu comprei meu domínio no registro.br, depois fiz a instalação e continuei com a hospedagem do blogger, que é gratuita. O valor do domínio é anual, todo ano você tem que renovar (pagar), mas eles te mandam um email avisando. A hospedagem é mensal, e o valor depende de quanto espaço você vai utilizar para guardar seus arquivos. Existem várias empresas de hospedagem, entre elas a “Hoptcalhost” e a “Pre-lude”, ambas podem hospedar o seu site ou simplesmente registrar o domínio, caso você não tenha entendido ou não queira fazer isso sozinho, mas ai é necessário comprar o domínio com eles.
Como meu blog foi criado no blogger, os textos e as informações foram voltados para este tipo de plataforma (blogs de final .blogspot.com), não sei bem como funciona em outras plataformas, mas segundo alguns amigos, blogs da plataforma “wordpress” só permitem instalar domínio se houver hospedagem contratada. Cada plataforma possui suas regras e maneiras de instalar os domínios, por isso, antes de sair comprando seu endereço de site por ai, pesquise e leia vários textos informativos.
Espero ter ajudado, quem conseguiu deixa o link para eu acessar depois.
Valeu!!!
Postado por sorrisonafoto às 20:00

0 comentários:

Postar um comentário

Mande-nos um e-mail