7 de setembro de 2012

O ISO certo na sua fotografia

>


Veja só este resumo fácil e detalhado que fiz sobre ISO das máquinas fotográficas. O post original é do fotógrafo Ivan Padovani para o site da Olympus.
Primeiramente é bom saber que o número ISO corresponde ao nível de sensibilidade à luz que o sensor da câmera terá. Ou seja, um ISO menor faz com que o sensor da câmera tenha menos sensibilidade à luz do que um ISO maior.



Por exemplo: se estiver fotografando na praia em um dia ensolarado, o melhor ajuste deve ser um ISO que varia entre 100 e 200. Por outro lado, se estiver fotografando à noite, o ajuste ideal deve ser um ISO entre 400 e 800.
A utilização de um ISO menor em situações de pouca luz faz com que a câmera precise de um tempo de exposição maior para conseguir captar a cena de forma adequada. E caso não se disponha de um tripé ou apoio firme para estabilizar o equipamento, é muito provável que a imagem saia tremida por conta disso.


Não é aconselhável tirar as fotos sempre com ISO maior (sem se importar se esta claro ou escuro o local), pois ISOs elevados tendem a produzir imagens com pixels mais aparentes e artefatos coloridos, mais conhecidos como “ruído”. As consequências disso são fotografias com menor qualidade.
Muitas vezes as pessoas regulam a câmera no ISO automático para evitar fazer esse ajuste a todo momento. O modo automático proporciona ótimas imagens na maioria das vezes, mas sempre é bom saber ajustá-lo manualmente para obter o melhor rendimento possível do seu equipamento.

Links: 1 e 2.
Postado por sorrisonafoto às 20:00

0 comentários:

Postar um comentário

Mande-nos um e-mail