21 de junho de 2013

Quem são os Anonymous

>


Os Anonymous são um grupo gerado pela ação das redes sociais, desde 2003 e que se articula e debate ideias em fórus (www.4chan.org ou plataformade bate-papo IRC). Alguns dos participantes são hackers com elevado conhecimento e que muitas vezes invadem sites governamentais como forma de protesto ou para mostrar a informação que o governo esconde da população.

Curiosidade:  O 4chan é uma rede pobre de divulgação e compartilhamento de material de “fans”, ela não tem como guardar o log das operações de rede por mais de três horas, isso garantia aos anonymous a capacidade de manter a invisibilidade na rede.


Em dezembro de 2010, os anonymous se uniram para congestionar os sistemas de rede Mastercard e Visa e o serviço de pagamento do Paypal, que se recusavam a receber contribuições para o wikileaks (site que revela documentos secretos das embaixadas americanas espalhadas pelo mundo). Neste caso várias pessoas protestaram, pois os sistemas das páginas não são capazes de suportar tantos visitantes ao mesmo tempo.


“O Anonymous não é um grupo fechado, mas uma ideia, e todos que compartilham dessa ideia são Anonymous, e não do Anonymous.” Não existe uma liderança ou um porta voz que se identifique no Anonymous, até porque, quem tenta se destacar é impedido pelo resto da comunidade.
No Brasil os Anonymous vem ganhando força. Em julhode 2011 invadiram alguns sites do governo brasileiro (inclusive site da Presidência da República) como forma de protesto contra a liberdade na rede.

 
A máscara: No período de 1509 e 1547 o rei Henrique VIII, na Inglaterra, rompeu com a Igreja Católica e passou a governar criando uma nova Igreja chamada Anglicana.  Na época as pessoas acusadas de bruxaria eram mortas. Com a morte de Henrique VIII, seus sucessores passaram a sofrer conspirações por parte de grupos católicos.
A conspiração mais famosa foi a da “Pólvora”, liderada por Guy Fawkes, especialista em explosivos que pretendia explodir o Parlamento no dia em que o rei fosse discursar para os lordes ingleses, mas ele acabou sendo preso, enforcado e esquartejado no dia 5 de novembro de 1605. Este dia ficou conhecido como o dia da salvação do Rei e é comemorado como nossa malhação do Judas, com um boneco representando Guy Fawkes.
A mascara usada no boneco inspirou em 1980 um romance de Allan Moore, intitulado “V de Vingança”, onde o personagem tenta fazer o que Guy não conseguiu. Em 2006, foi lançado o filme “V fir Vendetta” (Tradução: V de Vingança), onde um “herói” mascarado luta contra a manipulação da mídia e do governo conservador.

Fonte: Revista forum - Nº 101

Postado por sorrisonafoto às 07:35

0 comentários:

Postar um comentário

Mande-nos um e-mail