30 de agosto de 2013

Ônibus Hacker: a informação não pode parar

>



Este post era para ter sido escrito a um bom tempo, quando conheci o pessoal do Ônibus Hacker, no Rio de Janeiro no Festival de Cultura Digital (post aqui), mas enfim, agora depois de um bom tempo reencontrei esses amigos e fiz outros no Consegi 2013. Vamos conhecer esta galera bacana e falar um pouco do trabalho deles? Vem comigo!


 “O Ônibus Hacker é um laboratório sobre quatro rodas no qual hackers de toda sorte embarcam por um desejo comum: ocupar cidades brasileiras com ações políticas. Por política, entendemos toda apropriação tecnológica, toda gambiarra, todo questionamento e exercício de direitos. Por ação, entedemos a prática, o faça você mesmo uma antena de rádio, um projeto de lei, uma escola.”



 O projeto começou em junho de 2011, quando a Transparência Hacker lançou no Catarse, (plataforma de financiamento coletivo) um projeto para compra e reforma de um Ônibus que se transformaria em uma plataforma hacker ambulante. Cerca de 500 pessoas contribuíram para a compra do ônibus, que começou a rodar em 2012. Desde então, já aconteceram várias invasões, realizadas por pessoas de diversas áreas e que conta com um grande público ainda mais diferente. 



Tentar definir o Ônibus Hacker e seus participantes seria delimitar demais o grandioso trabalho que eles realizam a cada parada (invasão). Nestes dias em que estive em contato com o pessoal do ônibus por exemplo, eles apresentaram a Impressora 3D feita a baixo custo e com tutorial aberto na web (para quem quiser fazer igual), trabalharam com chip arduino (aquele chip base para controlar diversas coisas), também inflaram um balão com câmera no Congresso e tiraram fotos de toda a estrutura (veja aqui), tendas espalhadas com wifi e tomadas para todos, jogo de transparência da informação, enfim inúmeras outra coisas que aconteceram por lá.



Só tenho a agradecer a oportunidade de estar com esta galera e torcer para que a amizade se fortaleça cada vez mais. 




 

Para ficar por dentro das novidades do Ônibus Hacker é só se ligar nos links: Página, Twitter. GoogleGroups.
Postado por sorrisonafoto às 17:30

0 comentários:

Postar um comentário

Mande-nos um e-mail