2 de junho de 2014

O que é Fotômetro

>



Fotômetro nada mais do que a medição de luz que a câmera faz do ambiente onde a foto será tirada. Literalmente é uma régua com valores positivos e negativos que aparece no sensor (monitor) da sua máquina fotográfica e fica oscilando para + ou – mostrando como está a luz no ambiente.


 O ideal é que a o ponteiro fique marcando exatamente no zero (0), se ele está no valor negativo a foto ficará Subexposta (escura) e se for para o valor positivo ficará Superexposta (muito clara).



Esta medição da luminosidade pode ser feita de 3 modos na sua câmera:

1 – Pontual: mede o que esta no centro da imagem. Ideal para retrato ou quando a pessoa esta de costas para uma janela ou um por do sol, onde o fundo é mais claro que o indivíduo.
2 – Parcial: praticamente a mesma medição do modo pontual, a diferença é que no modo parcial ele também pega uma parte envolta da pessoa para então medir a luminosidade.
3 – Matricial: o mais usado, ele mede tudo que está no visor da câmera, geralmente usado para fotos de paisagem.


Para controlar o fotômetro e garantir uma boa luminosidade na sua foto (fazer com que tudo apareça nitidamente) é necessário controlar esta régua fazendo mudanças no Diafragma (abertura da lente), Tempo de Exposição (velocidade do clique) e ISO (sensibilidade a luz). Todos esses itens explicarei mais adiante além de indicar vídeos ensinando a fazer isso na prática.

Fotômetro
 
Gostou da explicação? Deixe comentários!
Postado por sorrisonafoto às 17:21

0 comentários:

Postar um comentário

Mande-nos um e-mail