4 de julho de 2014

Tempo de exposição – velocidade do obturador

>



Dentro da câmera fotografia existe uma espécie de janela que se abre e fecha toda vez que uma foto é tirada. Essa janela, chamada de obturador permite que a luz do ambiente entre na máquina para formar a imagem. Acontece que é possível controlar o tempo em que o obturador vai ficar aberto para a entrada de luz. Controlando o tempo de fechamento do obturador é possível dosar a entrada de luz e fazer com que o clique seja mais rápido ou mais lento. 
As medidas da velocidade do obturador são dadas em fração de segundos, por exemplo 1/100 ou 100”, onde 100 equivale a quantas vezes o minuto (1) foi dividido, logo quanto maior é o numero depois da fração mais rápido será o clique e quanto menor o numero, chegando inclusive a segundos completos (Ex: 1’), mais lento será o clique. Fiz uma resumo ai em baixo que explica melhor essa questão:

Medidas – fração de segundo
1/100 ou 100”
1’ = 1 segundo
- tempo – menos luz – tempo curto – Ex: 1/250 – congela a imagem
+ tempo – mais luz – tempo longo – EX: 1/3 – efeito esfumaçado – água

http://registos-fotograficos.blogspot.com.br/2010/04/conceitos-basicos-de-fotografia.html

Mudando os valores do obturar na sua DSLR é possível conseguir efeitos como congelar as asas de um beija-flor (tempo rápido de exposição a luz) ou conseguir um efeito esfumaçado da água em uma cachoeira (tempo longo de exposição da luz – use um tripé para não tremer a foto). 

http://www.fototekne.com/2013/06/como-funciona-obturador-da-camera.html

 O obturador controla quanto tempo o sensor interno da câmera ficara exposta a luz, - menos tempo é igual a um clique rápido e + mais tempo é igual a um clique demorado. 

Achei esta imagem que explica como fazer aquelas fotos com laser (desenho com luzes) - Necessário controle do obturador.

Tentei ser o mais claro possível, para entender melhor é bom praticar. 
Breve trarei outras informações, aguardem!
Postado por sorrisonafoto às 17:30

0 comentários:

Postar um comentário

Mande-nos um e-mail