3 de outubro de 2016

Caixa Cultural Recife

>

Quando visitei Recife Antigo/Marco Zero, resolvi passar no Caixa Cultura, uma espécie de centro/museu da Caixa Econômica Federal que sempre recebe alguma exposição bacana. O prédio é antigo por fora e moderno por dentro, uma construção muito peculiar. No dia em que estive lá havia uma exposição da “Turma do Pereré”. Criado pelo autor e cartunista Ziraldo em 1958, foi a primeira revista brasileira em quadrinhos que era totalmente colorida. Ziraldo também é o responsável pela criação do famoso “Menino Maluquinho”.


Entrada do Prédio


A exposição do Ziraldo era no segundo andar



Eu gosto muito do Ziraldo e dessas duas histórias, ambas ainda passam na TV Brasil, ou no caso de Minas Gerais na TV Cultura/Rede Minas. Ziraldo sempre me faz lembrar uma professora que tive, abraço Suerdes, através dela e do Ziraldo conheci também a história do “Flicts”, ou seja “Lendo as Diferenças para as Crianças”, que é muito bacana:



Mas agora voltando para a exposição e para a Turma do Pereré, segue imagens e informações:

"Os bichinhos heróis dessas aventuras são figuras clássicas da lenda brasileira. Toda história que a mãe preta, o avô contador de caso ou as tias mais amorosas contaram para seus mininos, seus netos ou seus sobrinhos foram povoadas pelo coelho ou pelo macaco, pelo tatu e o jaboti, pela onça e pela coruja, com sua sabedoria. Aí, inventei de juntá-los todos em volta do Saci-Pererê e arrumar mais gente para contracentar com eles: um indiozinho, duas meninas lindas, dois caçadores, e alguma maluquice." Ziraldo.




Pereré, Tininim, Galileu, Geraldinho, Moacir, Alan, Pedro Vieira, Boneca de Pixe, Tuiuiú, Professor Nogueira, Compadra Tônico Macedo, Seu Neném e Mãe Docelina. 





Fim! Curtiu?
Postado por sorrisonafoto às 20:00

0 comentários:

Postar um comentário

Mande-nos um e-mail