16 de junho de 2014

Abertura do Diafragma (abertura da lente)

>



Depois da explicação sobre fotômetro (releia aqui) chegou a vez de explicar sobre a abertura da lente da câmera fotográfica, conhecida como Diafragma. 
A abertura é o espaço (orifício) na lente da máquina por onde entra a luz para a foto. Quanto maior é a abertura mais luz entra, consequentemente, quanto menor a abertura da lente menos luz é captada. 


 As medias da abertura da lente são medias em “f” seguida por um número. Uma lente com abertura f/2.8 por exemplo é uma grande abertura e deixa passar bastante luz, enquanto uma lente com abertura f/22 é mais fechada e permite que menos luz passe para dentro da máquina. Resumindo, quanto menor o numero “f” de abertura (Ex: f/2.8 até f/5.6) mais luz entra, quanto maior o numero “f” de abertura (Ex: f/11 até f/22) menos luz será captada. Para que fique claro veja a imagem:



Os valores em f são padrão nas máquinas, algumas tem mais aberturas, mas uma abertura f/1.8 de uma lente 50 mm por exemplo, vai ser igual em todas as lentes com um valor f/1.8.
Conhecer o Diafragma e saber interpretar bem como mudar seus valores é importante para controlar o fotômetro (medida da luz no ambiente). 
 
http://www.fotografodigital.com.br/novidades/aq0-122-20-1-como+funciona+os+4+numeros+magicos.html
Média dos valores - compensação - clique na imagem para ler outro texto sobre o assunto
 
Breve trarei mais dicas de configurações para máquinas DRLS. Gostou? Compartilhe!
Postado por sorrisonafoto às 17:30

0 comentários:

Postar um comentário

Mande-nos um e-mail